terça-feira, 1 de maio de 2012

O SOM QUE NÃO SE PERCEBE

Agora está sendo assim... Procuro o som, encaixo, mas não funciona. Equalizo, mudo o timbre, mas ainda não funciona. Vou ter que produzir isso de alguma forma, capturando o som ao vivo novamente. A sonoplastia de um filme é uma das partes mais importantes para que a veracidade da cena seja passada com tranqüilidade ao espectador. Mas depois de pronta é a coisa que menos se percebe, pois aos menos atentos acham que isso foi captado no momento da gravação da cena.
Não houve trabalho para que a chuva acontecesse na hora exata, ou o trovão entrasse no momento certo sem atrapalhar a fala dos atores. O volume desses sons devem ser pincelados com retoques milimétricos, para que não haja nenhum exagero que tire a atenção do público.
Um trabalho árduo se constata numa das cenas externas que não tínhamos equipe suficiente para capturar o som direto. Hoje penso que “ainda bem que não capturamos nada”. Vendo as cenas com o áudio de apoio da própria câmera de captura, percebo que não iríamos aproveitar absolutamente nada do som direto. Carros que passam na rua atrapalham a fala e o alcance do microfone não era suficiente em algumas cenas.
Mas esse trabalho árduo de sonoplastia e dublagem de algumas falas são fundamentais para não perdermos a concentração na cena. Em resumo, fazemos barulho para que a concentração não seja perdida. E esse trabalho começou agora.

Fábio Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário