quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sobre o equipamento de gravação - Canon 7D SLR



Diferentemente da Rebel 500D XTI que não disponibiliza regulagem de velocidade de captura, ajustar a ISO, ou variar a abertura de diafragma. A 7D trás todas essas possibilidades, além de trabalhar 24 e 30 quadros por segundo em Full HD. A própria Canon, talvez, tenha dado um tiro no pé com o lançamento das câmeras com sistema SLR no ano passado. As vendas de câmeras convencionais de vídeo caiu muito, comparando com os outros anos, em compensação as vendas da 5D, 7D e 500D aumentaram consideravelmente.Não quero levantar a bandeira de que o cinema ficou mais fácil de ser feito. Talvez tecnicamente sim, mas em sua gênese, a sétima arte será sempre a arte de contar histórias projetadas num telão. Ai a criatividade é fundamental. Mas é inegável que as condições melhoraram, isso ninguém pode negar. Também não quero trazer a substituição da película em discussão, que há tantas décadas se mostrou insuperável. O que quero dizer é que hoje essa acessibilidade da qualidade fotográfica abre o campo para diretores que nunca sonhariam fazer um filme utilizando lentes intercambiáveis, por exemplo. Ou nunca pensariam em trabalhar com lentes macros, teles ou grandes angulares. Essa variedade de lentes que abrange as possibilidades de enquadramento e desfoques propositais que o cinema sempre utilizou. Ainda com relação ao foco, as lentes utilizadas para esse tipo de câmera tendem a ter uma distância focal muito sensível. Se for utilizada uma tele-objetiva/200, um leve desfoque será inevitável durante a gravação. Ainda falando dos pontos fracos da 7D, a captura de áudio deve ser feita separadamente da câmera, para uma sincronização de imagem e som ser feita posteriormente. Esperamos que o próximos lançamentos da Canon, Nikon, Sigma e talvez Leica possam melhorar a captura de áudio em suas câmeras.Mas esses dois pontos negativos não podem impedir um futuro cineasta de desembolsar cerca de R$ 5mil num equipamento de ponta. Agora é só esperar as novas produções cinematográficas saírem das gavetas dos novos cineastas do cinema digital.

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